[Jogos][Slideshow]

O que é bootloader

Muitos sites relacionados ao android falam sobre o bootloader mas não falam nada, embora seja realmente um termo complicado de explicar, tentarei ao máximo resumir bem o post para facilitar o entendimento.

Clique no post e entenda o que é bootloader.



Descrição:
Bootloader pode ser traduzido ao pé da letra como carregador de inicialização

O bootloader também é chamado de modo download, fastboot mode, etc. Melhor que apenas explicar o que é bootloader, eu vou mostrar

Como você pode ver, o bootloader é o carregamento de tudo, ele inicia antes mesmo do próprio sistema operacional

*Tenha em mente que 'bootloader' é um termo que se estende para todos os sistemas operacionais, já que todos trabalham com o processo de carregamento de sistema.

Quebrar o bootloader
Muitos celulares hoje, vêm com o bootloader bloqueado, isso bloqueia o flash de arquivos não oficiais pelo bootloader, como kernels e recoverys. Empresas bloqueiam isso para ter certeza que nada não oficial será instalado no smartphone. A quebra de bootloader cancela a garantia do aparelho. No caso, o bootloader e o recovery só vão instalar arquivos da fabricante.

Para burlar isso, você precisa desbloquear o bootloader, para assim conseguir "flashear" um recovery pelo seu bootloadert. O novo recovery não terá essa trava de segurança, e assim, você conseguirá "flashear" os arquivos de seu interesse pelo recovery (como ROMS).

*Odin e fastboot são as ferramentas mais conhecidas por quebrar o bootloader.

Muitos celulares são vendidos com bootloader e recovery desbloqueados, como os da Samsung. A diferença é que você pode instalar qualquer coisa pelo recovery sem problema algum

Resumindo para não ficar ainda mais confuso
Bootloader é um agente que inicia seu sistema.
Bootloader permite que você substitua partes da composição do sistema, como o kernel e o recovery.
Fastboot é outro nome para o bootloader
Fastboot também é uma ferramenta que faz a substituição de recovery/kernel, etc.

Cada empresa faz o smartphone de sua forma. Em alguns casos, pode acontecer do celular não ter recovery e seu bootloader ser de baixo nível, sem a necessidade de um fastboot. Como os celulares são diferentes, procure no google como quebrar o bootloader.




2 comentários:

  1. Seria possivel alterar a ordem de inicialização do bootload fazendo com que ele iniciasse pelo load recovery? Sei que os bootloads da maioria dos fabricantes sao fechados, mas no aparelho que eu gostaria de fazer isso a inicialização é feita pelo Uboot que é de codigo aberto.

    Se existir a possibilidade eu gostaria de uma direção para tentar.

    Abraço e parabéns pelas postagens praguimaticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qual celular estamos falando?

      Realmente depende da estrutura do bootloader.

      O que você pode fazer é remapear os botões e fazer o recovery abrir ao apertar o botão de ligar, mas não sei se é isso que quer fazer. Realmente vou precisar de mais detalhes.

      Excluir

Todos os comentários são monitorados. Comentários ofensivos serão removidos e os respectivos usuários banidos.